top of page
planodefundosite.jpg

Confira os Anais na página Trabalhos

A Conferência

Programação

14:00 - 16:00

16:00 - 16:30

16:30 - 18:00

18:00 - 18:30

18:30 - 20:00

20:00 - 21:30

09/12

 

Mesa redonda 1: Acolher e humanizar na escola: caminhos para superar os efeitos do isolamento social na aula presencial

Local: canal do LABEC no YouTube

SE LIGA, tem BIO na extensão!

Local: canal do LABEC no YouTube

1ª Sessão de Trabalhos (JP)

Local: Google Meet (salas simultâneas)

Intervalo

2º Sessão de Trabalhos (MD)

Local: Google Meet (salas simultâneas)

3º Sessão de Trabalhos (RE)

Local: Google Meet (salas simultâneas)

14:00 - 16:00

16:00 - 17:30

17:30​ - 18:45

18:45 - 19:00

19:00 - 21:00

21:00 - 21:30

10/12

 

Minicursos

Local: Google Meet (salas simultâneas)

4ª Sessão de Trabalhos (PA)

Local: Google Meet (salas simultâneas)

Intervalo

Atividade cultural

Local: canal do LABEC no YouTube

Mesa redonda 2: Ensino de biologia em contexto pandêmico: apontamentos para uma formação docente transformadora

Local: canal do LABEC no YouTube

Cerimônia de Encerramento (Premiação dos melhores trabalhos nas categorias)

Local: canal do LABEC no YouTube

Inscrições

E aí vai se inscrever no evento? Para participar com ou sem submissão de trabalho inicialmente é só clicar no link abaixo e fazer sua inscrição gratuita no 6ºCLicBio.

As inscrições começam a partir das 08:00 do dia 26/10.

Para aqueles/as que vão submeter trabalho, o/a autor/a apresentador/a deverá fazer a submissão no link abaixo (para maiores informações, leia a página “Trabalhos”).

Uma vez aceitos os trabalhos, teremos uma lista publicada aqui no site.

Período de submissão de trabalhos prorrogado até 21/11 

Sobre
Palestrantes

Trabalhos

           A apresentação de trabalhos na sexta edição do Congresso da Licenciatura em Biologia (6º CLicBio) tem como objetivo divulgar atividades de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidas por estudantes de graduação, professores e professoras que atuem no ensino básico de Ciências Naturais e Biologia. Como forma de dar protagonismo a estudantes da educação básica, neste ano, abrimos a modalidade Jovem Pesquisador, que tem por objetivo receber trabalhos de pesquisas e/ou vivências desenvolvidas por estudantes do Ensino Fundamental ou Ensino Médio. Serão aceitos trabalhos preferencialmente ligados ao ensino de ciências e biologia e questões relacionadas ao tema do evento.

 

Modalidades de trabalho

Serão aceitos trabalhos submetidos nas seguintes modalidades:

 

PA – Pesquisa Acadêmica: investigação concluída ou em andamento, explicitando os objetivos e/ou questões de investigação, com metodologia de pesquisa e resultados (parciais ou definitivos).

RE – Relato de Experiência: descrição de uma experiência docente incluindo reflexão sobre a vivência. Pode ser proveniente de experiência na educação básica ou superior, monitoria, estágio, Programa de Iniciação à Docência, Residência Pedagógica ou extensão.

MD – Produção de material didático: apresentação de um material (objeto concreto) produzido com fins educativos, podendo ou não já ter sido aplicado. Deverá incluir os limites e potencialidades da sua utilização e será julgado quanto à originalidade e aplicabilidade da proposta.

 

JP – Jovem Pesquisador: trabalhos de conclusão do Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio, socialização de iniciação científica e demais vivências desenvolvidas no espaço escolar. A apresentação dos trabalhos dessa sessão deverá ser feita exclusivamente por estudantes da educação básica sob a orientação de um/a professor/a da educação básica.

Normas para elaboração dos trabalhos (todas as modalidades)

  1. Os trabalhos serão redigidos no formato de resumo expandido com duas laudas, devendo ser escritos em português e com clareza da linguagem. Sugerimos que os trabalhos passem por uma revisão gramatical e ortográfica criteriosa antes da submissão. Os resumos aceitos serão publicados em sua versão original, não cabendo substituição e/ou modificações posteriores. A revisão do(s) resumo(s) é de inteira responsabilidade do/a(s) autor/a(es/as).

  2. Cada participante poderá enviar apenas um trabalho por modalidade como primeiro autor/a, não havendo limite para co-autoria.

  3. O primeiro autor/a do trabalho, obrigatoriamente, deverá ser o/a apresentador/a.

  4. Os trabalhos devem ser redigidos por até 06 autores/as. Não é necessária a inscrição de todos os autores/as no evento, apenas do apresentador/a. No caso de trabalhos da modalidade JP, apenas o/a professor/a orientador/a deve se inscrever no evento.

  5. O texto deve ser digitado conforme a seguinte formatação: fonte Times New Roman, tamanho de letra 12, espaçamento simples, alinhamento justificado, margens 2,5 e folha A4.

  6. O documento deve conter no topo da página a faixa com a logomarca do 6º CLicBio, disponível no modelo em anexo. Após a referida faixa, deverá existir o espaço de duas linhas para inclusão do cabeçalho, contendo os itens: título do trabalho (em letras maiúsculas, centralizado, em negrito), espaço de uma linha, nomes dos/as autores/as por extenso (centralizado, em negrito, seguido de número sobrescrito relativo à afiliação do/a autor/a, separados por ponto e vírgula), espaço de uma linha, afiliações (justificado, precedido de número sobrescrito referente aos/às autores/as, separados por ponto e vírgula) e e-mail do primeiro autor/a (justificado, sublinhado, precedido de número sobrescrito referente ao/à primeiro/a autor/a), espaço de duas linhas.

  7. Os trabalhos das modalidades PA, RE e JP deverão conter as seguintes seções (alinhadas à esquerda, em negrito): Introdução (incluindo os objetivos), Material e Métodos, Resultados e Discussão, Considerações Finais e Referências Bibliográficas. Os trabalhos da modalidade MD deverão conter as mesmas seções, sendo facultativa a inclusão de Resultados e Discussão, caso o material ainda não tenha sido aplicado. Deverá existir o espaçamento de uma linha entre as seções, conforme modelo em anexo. O resumo não deverá conter imagens e/ou gráficos.

  8. As Referências devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT): NBR 6023:2002.

  9. O arquivo com o resumo expandido (tamanho máximo de 1 MB) deve ser salvo em formato .doc e nomeado da seguinte forma: sigla da modalidade do trabalho (em letras maiúsculas), nome e sobrenome do/a primeiro/a autor/a (em letras minúsculas). Exemplo: REjosesilva.doc

Normas para submissão dos trabalhos

  1. Antes de submeter o trabalho, o/a congressista deverá se inscrever no 6º CLicBio através do link disponível na página Inscrições.

  2. A submissão do resumo expandido será realizada através de formulário online disponível no link "Submissão de trabalhos" na página Inscrições.

  3. Após inscrito/a no congresso, o/a autor/a que irá apresentar o trabalho deverá preencher o formulário de submissão com as informações solicitadas sobre o trabalho e, ao final, anexar o arquivo segundo as normas aqui explicitadas. No caso de trabalhos na modalidade JP, a submissão do trabalho deve ser feita pelo/a professor/a orientador/a do trabalho, que deverá indicar qual estudante que irá fazer a apresentação no dia do evento.

  4. Os trabalhos submetidos serão avaliados por uma comissão científica, composta por pesquisadores/as e professores/as de diversas instituições de ensino e pesquisa. Os/as avaliadores/as poderão emitir os seguintes pareceres sobre o trabalho: ACEITO E RECUSADO.

  5. O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos/as autores/as.

Normas para apresentação dos trabalhos

  1. As apresentações dos trabalhos serão realizadas através de videoconferência pela plataforma do Google Meet. O/a autor/a apresentador/a deverá manter a câmera (webcam) ligada durante a apresentação do seu trabalho, devendo permanecer online na sala durante toda a sessão.

  2. Os links das salas de apresentação serão enviados em até 24h antes da apresentação.

  3. O tempo de apresentação de cada trabalho deverá ser entre 05 e 10 minutos, realizada pelo/a primeiro/a autor/a. Ao final da sessão, o tempo restante será dedicado à discussão.

  4. As apresentações da modalidade JP deverão ser realizadas pelos/as estudantes da educação básica, com a presença do/a professor/a orientador/a na sala da videoconferência.

  5. A comissão científica não se responsabilizará por qualquer problema relacionado à conexão que inviabilize a apresentação do trabalho.

  6. O/a apresentador/a poderá utilizar o compartilhamento de tela durante a videoconferência para sua apresentação, que deverá ser ao vivo. Não serão aceitas apresentações gravadas.

  7. Em caso de elaboração de slides, é altamente recomendável o uso de pouco texto e a inserção de imagens, fotos, gráficos, tabelas, e/ou recursos visuais que tornem a apresentação mais atrativa e compreensível para o público.

  8. Os/as autores/as da modalidade de trabalho MD deverão apresentar o material didático (objeto concreto confeccionado), permitindo a observação pelo público através da câmera.

  9. Em caso de necessidades especiais, por favor contatar a organização do evento.

 

Dúvidas e esclarecimentos sobre a submissão e a apresentação de trabalhos no 6ºCLicBio, escrever para: trabalhos.6clicbio@gmail.com

*A forma de apresentação de todos os trabalhos será no formato de comunicação oral em salas de videoconferência do Google Meet.

PERÍODO DE SUBMISSÃO DOS TRABALHOS:

26/10 a 21/11

77IRsxIXPkMqgSd93brLCB4t6G1T5L9eWR4V9zdm.jpeg
Eventos Prévios

Minicursos

Os minicursos serão realizados simultaneamente no dia 10/12 das 14h às 16h

Para se inscrever é só clicar no link abaixo a partir de 26/11 

 

  • MINICURSO 1

Metodologias Ativas aplicadas ao Ensino das Ciências

Ministrante(s): Profa. Ma. Mayara Lopes de Freitas Lima (PPGEC/UFRPE) e Profa. Priscila Aparecida dos Santos Cordeiro (PPGEC/UFRPE)

Resumo: O curso permitirá que os participantes conheçam as metodologias ativas e as estratégias que vivenciam práticas educativas inovadoras. A atuação do professor como docente e mediador nesses casos permite que o aprendizado seja ético, crítico, autônomo e solidário. Desse modo, além do conteúdo abordado, o aluno/professor desenvolve competências e habilidades que o levam a se preparar para o prosseguimento dos estudos e, ao mesmo tempo, vivenciar as aulas sob um olhar humanizado. Objetivos: Analisar as concepções dos participantes acerca das metodologias ativas; Contextualizar as metodologias ativas com suas funcionalidades e tipos; Discutir a prática docente com a utilização das metodologias ativas e Propor a elaboração de mapas conceituais virtuais para melhor compreensão do conteúdo.

 

 

  • MINICURSO 2

A Práxis Pedagógica Docente na perspectiva de Paulo Freire

Ministrante: Profa. Me. Sara Ingrid Borba (PPGE/UFPB)

Resumo: Diante do contexto atual em que a educação, assim como os mais diversos setores da sociedade, está inserida, ser professor se apresenta de forma relevante enquanto processo de superação das dificuldades em tempos de pandemia ou não. O que nos exige repensar a nossa prática pedagógica cotidianamente, aliando-a a um compromisso político e pedagógico possibilitadores de um processo mais humano, amoroso e que por ser comprometido, contemple uma prática pedagógica metodologicamente capaz de promover a libertação de homens e mulheres; velhos e velhas; meninos e meninas, por ser mais. Assim, é oportuno dialogarmos sobre isto.

 

 

  • MINICURSO  3

Contextos Pedagógicos em Cenários Escolares Pós Pandemia, Desafios Docentes e Inovação Didático-Metodológica no Ensino de Ciências/Biologia

Ministrante: Profa. Me. Tânia Maria da Silva  (Mestre em Educação/UFPE)

Resumo: O minicurso objetiva refletir sobre questões referentes às características biopsicossociais humanas presentes em processos de interações intra e interpessoais, frente às transições nos formatos presencial/à distância/presencial da Educação formal e seus reflexos nas relações pedagógicas em tempos pandêmicos e pós pandêmicos. E, nesse âmbito, discutir alguns dos desafios docentes relacionados aos processos de ensino-aprendizagem, tendo em vista a implementação de atividades pedagógicas diversificadas em contextos escolares presenciais, na área de Ciências/Biologia, numa perspectiva de acolhimento, inovação didático-metodológica e possibilidades de se promover interdisciplinaridade/transdisciplinaridade entre temáticas sugeridas.

 

 

  • MINICURSO 4

Ensinando Biologia por Investigação: pensando possibilidades para além da aula  expositiva

Ministrante: Prof. Me. David Gadelha da Costa (Renoen/UFRPE)

Resumo: No minicurso “Ensinando Biologia por Investigação: pensando possibilidades para  além da aula expositiva”, os participantes poderão acessar aos fundamentos teórico metodológicos do Ensino por Investigação, tais como: a noção de problema, os objetivos  educacionais, os graus de liberdade intelectual oferecido aos estudantes, a estruturação de  uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI), a função do docente, a posição do estudante e o processo de avaliação da aprendizagem no tocante à abordagem didática em questão.  Além disso, terão exemplos de práticas da referida abordagem no âmbito da Educação  Básica. Objetiva-se com este minicurso oportunizar momento de aproximação ou  aprofundamento teórico acerca dos elementos/pressupostos que devem embasar o  planejamento e a implementação de atividades de cunho investigativo. Objetivos:  Discutir sobre a noção de problema, os objetivos educacionais, os graus de liberdade  intelectual oferecido aos estudantes, a função do docente, a posição do estudante, a  estruturação de uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) e o processo de  avaliação da aprendizagem no tocante à abordagem didática do Ensino por  Investigação; Apresentar exemplos/práticas de implementação do Ensino por Investigação no  âmbito da Educação Básica

Inscrição
bottom of page